quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Boletim Carnaval de Rua

- Termina nesta terça-feira o Carnaval de Rua em Fortaleza,na Avenida Domingos Olímpio, promovido pela Secultfor e coordenado pela Acecce-Associação Cultural das Entidades Carnalescas do Estado do Ceará.O evento foi iniciado no domingo passado à tarde, quando desfilaram doze maracatus. Ontem foi a vez dos blocos, cordões e afoxés.

- A escola de samba Tradição da Bela VIsta desfilou

sem concorrer a prêmios, mas prometendo retornar para valer em 2011.

- O principal destaque do desfile de hoje é o retorno da Escola de Samba Unidos de Pajeú, ,que após 28 anos de ausência volta a participar da Folia de Momo na capital cearense. A Pajeú é uma das mais tradicionais agremiações do Estado e traz como enredo " Nos 100 Anos do Theatro José de Alencar, a Pajeú é o Show", de autoria do seu presidente o carnavalesco Aluísio Silva.

- A Pajeú foi fundada em 1973 e já conquistou os títulos de campeã em 1974, 1978, 1979 e 1980. A escola deverá levar a passarela mais de 500 componentes.Seu samba enredo tem letra e música dos compositores Ribeiro e Batinha. Os intérpretes são Franzé e Batinha, com Gilson no cavaco.A Pajeú encerrará o evento. Devendo desfilar por volta das 22h e 20min com cerca de 500 componentes.

- O desfile desta terça-feira terá a participação de maracatus, afoxés e escolas de samba. O primeiro a evoluir na avenida a partir das16h e 20 min será o Afoxé Filhos de Oyá, com 275 componentes. A agremiação tem como loa " Filhos de Fé Chegou a Hora". de autoria do mestre Descartes Gadelha e Inês Mapurunga.

- Às 17h desfilará o Afoxé Oxum Odolá, com 280 componentes. Sua enredo tem como tema "Agô Mamãe Oxum" ´tem como autores Alcely Mendes,Jeane Sampaio e Wagner Pereira. A agremiação pisa a Domingos Olímpio com seus foliões divididos em alas que homenageiam personalidades que fizeram e fazem os maracatus de Fortaleza como: Valmir Balaio, Zé Rainha, Dona Marieta, Regina Santiago, Dona Bida, Vitoriano Dutra e Zé Brás.

- Com 280 componentes o Maracatu Nação Pitaguary se exibirá coma partir das 17h e 40min.

- As 18h e 20 min será a vez da Girassol de Iracema participar da folia com o enredo "Iracema... a Índia Menina", de autoria de Descartes Gadelha. É uma homenagem a Virgem dos Lábios de Mel", principal personagem do romance de José de Alencar.A escola de samba desfilará com cerca de 380 componentes.

- A Corte no Samba entrará na passarela às 19h com 400 componentes. Seu enredo tem como tema: A Riqueza da Cana-de-Açúcar, na Botada do Engenho". Botada: termo que significa a festa realizada nos engenhos durante a colheita e beneficiamento da cana-de- açúcar. A compositora do samba da escola é Irisnete Feitosa.

- Às 19h e 40 min será a vez do desfile da Império Ideal que traz este ano, a exemplo da Unidos do Pajeú um enredo homenageando os 100 anos de fundação do Theatro José de Alencar. A escola desfilará com 400 componentes. O enredo Theatro José de Alencar, Um Centenário de Glórias" tem um samba composto por Wylliam Santos e Cláudio do Cavaco.O puxador é Gilmário.

- Com 400 componentes a Imperadores da Parquelândia desfilará às 20h e 20min. Seu enredo tem como tema "Imperadores Exaltam Rachel de Queiroz", em uma homenagem ao centenário de nascimento da escritora cearense.

- A Unidos do Acaracuzinho de Maracanaú iniciará sua apresentação as 21h. Com 11 títulos em 27 anos de existência, a grande campeã levará a Domingos Olímpio 400 componentes. Seu enredo prestará uma homenagem aos antigos carnavais, os velhos bailes tradicionais, blocos, marchinhas, corsos e personagens eternos da folia como o Zé Pereira.
- A Mocidade Independente da Bela Vista entrará na avenida às 21h e 40 min com 410 componentes. A penúltima escola a passar será a Pajeú e a última agremiação a desfilar na Domingos Olímpio será o Maracatu Rei do Congo com 280 componentes.
Edilson Barros - diretor de eventos da Acecce - 8846 3044
Ramon Paixão - assessor de imprensa - 8846 0773

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: