quinta-feira, 13 de maio de 2010

COMISSÃO DE VEREADORES REALIZA TERCEIRA VISITA AS OBRAS DO PV

A Câmara Municipal de Fortaleza, através da comissão especial de acompanhamento as obras do PV, requerimento de autoria do Vereador Iraguassú Teixeira (PDT) já realizou duas visitas ao canteiro de obras do Estádio, construído na década de 40.

A primeira visita aconteceu no dia 10 de março, onde os parlamentares puderam ter o primeiro contato com a obra. Os vereadores constataram que as obras estão sendo realizadas, mas que, devido às péssimas condições da estrutura do estádio e pelas intervenções que estão sendo feitas, o prazo de entrega segundo a Construtora, que estava previsto inicialmente para agosto deste ano, precisou ser adiado para até o dia 18 de novembro.

Já na segunda visita que aconteceu no dia 19 de abril, 39 dias depois da primeira, a Comissão observou um avanço nas obras em mais de 50%. Além dos parlamentares, sempre participam da visita o Secretário Executivo da Regional IV Estevão Romcy e o Secretário Municipal de Esporte e Lazer Evaldo Lima que acompanhavam as explicações do engenheiro responsável pela obra Océlio Valente.

A terceira visita está marcada para segunda-feira (17/05) ás 08:00h no PV, onde os vereadores vão poder constatar o andamento das obras, o número de trabalhadores atuando, a segurança e qualidade do estádio e se a mesma poderá ser entregue no prazo dado pela construtora, 18 de novembro de 2010.

O requerimento pedindo a composição do grupo é de autoria do vereador Iraguassú Teixeira (PDT). O objetivo do parlamentar é garantir o andamento das obras no prazo estabelecido, para que não hajam prejuízos para os torcedores e os clubes cearenses, já que o Estádio Castelão deverá ser fechado para as obras da copa do mundo de 2014, até o fim deste ano. Se o PV não reabrir até o prazo previsto, os clubes cearenses, principalmente os times da Capital, ficarão sem local para a realização dos jogos. O relator da comissão Vereador Machadinho Neto (DEM) é responsável pela elaboração dos relatórios das visitas.

Um pouco da História do PV

O estádio Presidente Vargas foi construído no ano de 1941 com instalações "super modernas" para a época. O PV era murado, tinha arquibancadas de madeira, cerca (também de madeira) separando o campo das torcidas e, a grande maravilha, um gramado (até então todos os campos na cidade de fortaleza ao invés de gramado tinham barro batido que era molhado antes das partidas).

O estádio foi inaugurado oficialmente em 14 de setembro de 1941, mas a primeira partida ocorreu uma semana depois, em 21 de setembro com o jogo Ferroviário 1 x 0 Tramways-PE, sendo o primeiro tento do estádio marcado pelo jogador coral Chinês, aos 20 minutos do primeiro tempo.

Desde sua construção, o PV nunca passou por um processo de reforma em sua estrutura de concreto, apenas de ampliação das arquibancadas, pintura e pequenos ajustes. Até que em 04 de fevereiro de 2008, devido a sérios problemas detectados na estrutura do local, principalmente nas arquibancadas que apresentavam muitas fissuras e grandes rachaduras, a Prefeitura de Fortaleza resolveu interditar o estádio para a segurança dos torcedores.

Após 1 ano e 11 meses de interditado, em janeiro de 2010 começaram as obras de reforma do PV. O estádio está sendo totalmente adequado aos padrões e critérios exigidos pela FIFA para que aconteçam os treinos das seleções durante a Copa de 2014.

Mais informações com a Assessoria de Imprensa, Jornalista Ivelise Maia (MTB 1886 CE) através dos telefones 3444.8397, 3444.8346 ou 9619-9174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: