terça-feira, 8 de junho de 2010

IJF alerta a população para prevenção de queimaduras

O Instituto Dr. José Frota (IJF), através do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), atende mensalmente, uma média de 356 pacientes vítimas de queimaduras. Neste ano, o mês de junho requer uma atenção redobrada, pois além dos festejos de São João, o período será marcado pela Copa do Mundo.

Durante essas comemorações, habitualmente a população utiliza fogos de artifício. Esse costume contribui para o aumento de casos envolvendo vítimas de queimaduras. A prevenção é importante, pois assim, podem-se minimizar os acidentes e evitar que casos graves cheguem ao Hospital.

O chefe do CTQ, Dr. Paulo Régis Teixeira, adverte para os cuidados que a população deve ter na compra e no uso de fogos: “as pessoas devem comprar fogos em lojas cadastradas pelo Corpo de Bombeiros, além disso, é importante seguir as instruções do fabricante e respeitar a faixa etária de cada mercadoria. Deve-se manter uma distância mínima de 100 metros do local onde for soltar os fogos e, no caso de ingestão de bebida alcoólica, o aconselhado é que a pessoa não faça uso desse tipo de produto”, ressalta.

Em acidentes com fogos, a recomendação para o primeiro socorro é lavar o local afetado com água corrente ou água gelada e encaminhar a vítima para o IJF. Nenhum tipo de produto, como margarina, pasta de dente ou pomadas, devem ser aplicadas sobre a queimadura.

Estatísticas de atendimentos a vítimas de queimaduras nos meses de junho:

2009 - 401 (50 casos ocasionados por fogos)
2008 - 363 (44 casos ocasionados por fogos)
2007 - 352 (51 casos ocasionados por fogos)
2006 - 366 (102 casos ocasionados por fogos)


Mais informações com os assessores de comunicação do IJF, Carine Jesuino (manhã) e Helly Ellery (tarde), através dos telefones 3255.5110, 8699.6979 (Carine) ou 8707.5747 (Helly).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: