A Câmara Municipal de Fortaleza, através da comissão especial de acompanhamento as obras do PV, requerimento de autoria do Vereador Iraguassú Teixeira (PDT), vai realizar nesta segunda-feira (18 de outubro) a 7ª visita ao estádio a partir das 08:30h da manhã. Faltam apenas 2 meses para o fim do prazo de conclusão do novo Presidente Vargas.
A primeira visita aconteceu no dia 10 de março, onde os parlamentares puderam ter o primeiro contato com a obra. Os vereadores constataram que as obras estão sendo realizadas, mas que, devido às péssimas condições da estrutura do estádio e pelas intervenções que estão sendo feitas, o prazo de entrega segundo a Construtora, que estava previsto inicialmente para agosto deste ano, precisou ser adiado para até o dia 18 de novembro.
Já na segunda visita que aconteceu no dia 19 de abril, 39 dias depois da primeira, a Comissão observou um avanço nas obras em mais de 50%. Além dos parlamentares, sempre participam da visita o Secretário Executivo da Regional IV Estevão Romcy e o Secretário Municipal de Esporte e Lazer Evaldo Lima que acompanhavam as explicações do engenheiro responsável pela obra Océlio Valente.
A Comissão especial de acompanhamento as obras do PV da Câmara Municipal de Fortaleza realizou a terceira visita ao estádio Presidente Vargas no dia 17 de maio para observar o avanço nas obras, que segundo a Construtora Módulo & Fujita, devem ser concluídas até 18 de novembro deste ano, podendo se estender no máximo até o mês de dezembro. A quarta visita aconteceu no dia 21 de Junho.
A quinta visita aconteceu no dia 16 de agosto, onde a Comissão Especial da Câmara Municipal de Fortaleza constatou uma evolução positiva na recuperação estrutural do local. O presidente da Comissão, vereador Iraguassú Teixeira (PDT), evidenciou o alto percentual de execução da obra, como a construção dos banheiros, revestimentos das paredes, instalação elétrica e hidráulica, e pisos.
A sexta visita aconteceu no dia 20 de setembro. O engenheiro responsável pela obra Océlio Valente informou dentre outros avanços, a contratação de mais operários perfazendo o efetivo total de 340 homens, estando atualmente com 71% da obra concluída, sendo: 85% da recuperação estrutural da arquibancada, 85% da recuperação estrutural dos pilares, 89% de fundação das novas arquibancadas, 80% da estrutura das rampas de acesso, 62% das instalações hidráulicas sanitárias, 62% das instalações elétricas, 47% da coberta das arquibancadas, dentre outros itens. A obra, que foi orçada em 37,7 milhões de reais, já sofreu sete medições, tendo sido empenhado e repassado pela Prefeitura a soma de R$ 26 milhões de reais.
O requerimento pedindo a composição do grupo é de autoria do vereador Iraguassú Teixeira (PDT). O objetivo do parlamentar é garantir o andamento das obras no prazo estabelecido, para que não hajam prejuízos para os torcedores e os clubes cearenses, já que o Estádio Castelão deverá ser fechado para as obras da copa do mundo de 2014, até o fim deste ano.
Se o PV não reabrir até o prazo previsto, os clubes cearenses, principalmente os times da Capital, ficarão sem local para a realização dos jogos. O relator da comissão Vereador Machadinho Neto (DEM) é responsável pela elaboração dos relatórios das visitas.
Um pouco da História do PV
O estádio Presidente Vargas foi construído no ano de 1941 com instalações "super modernas" para a época. O PV era murado, tinha arquibancadas de madeira, cerca (também de madeira) separando o campo das torcidas e, a grande maravilha, um gramado (até então todos os campos na cidade de fortaleza ao invés de gramado tinham barro batido que era molhado antes das partidas).
O estádio foi inaugurado oficialmente em 14 de setembro de 1941, mas a primeira partida ocorreu uma semana depois, em 21 de setembro com o jogo Ferroviário 1 x 0 Tramways-PE, sendo o primeiro tento do estádio marcado pelo jogador coral Chinês, aos 20 minutos do primeiro tempo.
Desde sua construção, o PV nunca passou por um processo de reforma em sua estrutura de concreto, apenas de ampliação das arquibancadas, pintura e pequenos ajustes. Até que em 04 de fevereiro de 2008, devido a sérios problemas detectados na estrutura do local, principalmente nas arquibancadas que apresentavam muitas fissuras e grandes rachaduras, a Prefeitura de Fortaleza resolveu interditar o estádio para a segurança dos torcedores.
Após 1 ano e 11 meses de interditado, em janeiro de 2010 começaram as obras de reforma do PV. O estádio está sendo totalmente adequado aos padrões e critérios exigidos pela FIFA para que aconteçam os treinos das seleções durante a Copa de 2014.
Mais informações com a Assessoria de Imprensa, Jornalista Ivelise Maia (MTB 1886 CE) através dos telefones 3444.8397, 3444.8346 ou 9619-9174.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: