Foto: Arquivo Gerson do Valle |
O vereador Carlos Dutra abordou hoje, 05, o projeto de lei 040/09, de sua autoria, que visa a proibir a instalação e funcionamento, em Fortaleza, de circos que utilizem animais exóticos, silvestres ou selvagens em seus espetáculos.
Segundo o vereador, estes animais, para aprender os movimentos, são agredidos pelos adestradores e domadores. Esses maus-tratos geram, além de feridas, uma doença de caráter alucinatório, fazendo com que repitam, mesmo em suas jaulas, os números do espetáculo.
“Quero pedir o apoio dos vereadores, que me ajudem a aprovar este projeto. Nós precisamos aprovar, porque o circo tem que estar em Fortaleza, com belo espetáculo, mas com animal, não”, disse Carlos Dutra.
Na ocasião, o vereador apresentou um vídeo onde mostra tratadores de circos, em vários países, batendo nos animais com socos, tapas e até pedaços de ferro. “Não sou contra o circo, circo é cultura. Nós apenas queremos tornar a cidade uma zona livre de animais maltratados. Até porque, leões e tigres têm medo de fogo e, para passar naquele arco cheio de fogo, sofrem demais”, disse o vereador.
Carlos Dutra também ressaltou que diversos municípios no país já aprovaram esta lei, proibindo a utilização de animais em espetáculos circenses. E espera que, em breve, esteja vigorando também em Fortaleza.
O vereador Eron Moreira (PV) parabenizou o pronunciamento de Carlos Dutra, e pediu celeridade na aprovação do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: