![]() |
Vereador Iraguassú, Presidente da Comissão Foto: Gerson do Valle |
Interditado desde fevereiro de 2008, por causa da infraestrutura deteriorada, o PV deverá ser entregue até o fim deste mês de abril, segundo a Prefeitura de Fortaleza. Enquanto o estádio não é inaugurado, os jogos do Campeonato Cearense e Brasileiro estão sendo realizados em outros estádios próximos da Capital, como é o caso do Domingão em Horizonte. Isso porque o Castelão já foi totalmente interditado no dia 30 de março deste ano para o início efetivo das obras. Conforme anunciado pelo Comitê Internacional Organizador da FIFA, Fortaleza é uma das Capitais que se encontra atrasada em suas obras, de acordo com o cronograma da Copa do Mundo de 2014.
Para o vereador Iraguassú Teixeira, são pouquíssimas as chances do PV receber os jogos decisivos do Campeonato Cearense de 2011, marcado para 15 de maio.
Em Fevereiro de 2010, a Câmara Municipal de Fortaleza, criou à comissão de acompanhamento das obras do PV. O requerimento pedindo a composição do grupo de sete vereadores é de autoria do vereador Iraguassú Teixeira (PDT). O objetivo da comissão é garantir o andamento das obras com qualidade e segurança para todos os fortalezenses. A Obra está orçada em 37 milhões de reais e foi iniciada em Janeiro do ano passado. O relator da comissão Vereador Machadinho Neto (DEM) é o responsável pela elaboração dos relatórios das visitas.
Um pouco da História do PV
O estádio Presidente Vargas foi construído no ano de 1941 com instalações "super modernas" para a época. O PV era murado, tinha arquibancadas de madeira, cerca (também de madeira) separando o campo das torcidas e, a grande maravilha, um gramado (até então todos os campos na cidade de fortaleza ao invés de gramado tinham barro batido que era molhado antes das partidas).
O estádio foi inaugurado oficialmente em 14 de setembro de 1941, mas a primeira partida ocorreu uma semana depois, em 21 de setembro com o jogo Ferroviário 1 x 0 Tramways-PE, sendo o primeiro tento do estádio marcado pelo jogador coral Chinês, aos 20 minutos do primeiro tempo.
Desde sua construção, o PV nunca passou por um processo de reforma em sua estrutura de concreto, apenas de ampliação das arquibancadas, pintura e pequenos ajustes. Até que em 04 de fevereiro de 2008, devido a sérios problemas detectados na estrutura do local, principalmente nas arquibancadas que apresentavam muitas fissuras e grandes rachaduras, a Prefeitura de Fortaleza resolveu interditar o estádio para a segurança dos torcedores.
Após 1 ano e 11 meses de interditado, em janeiro de 2010 começaram as obras de reforma do PV. O estádio está sendo totalmente adequado aos padrões e critérios exigidos pela FIFA para que aconteçam os treinos das seleções durante a Copa de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: