quinta-feira, 12 de maio de 2011

Iraguassú enaltece a Campanha Nacional de Desarmamento

Vereador do PDT lembrou, em plenário, a tragédia
de Realengo - Foto: Genilson de Lima


O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) destacou, nesta quarta-feira, 11, durante a sessão ordinária, a Campanha Nacional do Desarmamento Voluntário 2011, que tem como slogan “Tire uma arma do futuro do Brasil”. Em sua terceira edição, a campanha foi iniciada na ultima sexta-feira, 06, com o objetivo de tirar de circulação o maior número de armas de fogo possível.

Dados divulgados pelo Governo Federal revelam que o Brasil é campeão mundial em números absolutos por morte de arma de fogo, com 34.300 homicídios por ano, número que se equipara ao de uma Guerra Civil. Em Fortaleza, os números são também alarmantes. No ano de 2008, a capital cearense teve uma média de 76,6 por cento no número de mortes violentas.

O vereador Iraguassú também fez referência à morte dos 12 adolescentes na Escola Municipal Tasso de Oliveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, fato que chocou o país. Por conta desse caso, o Governo Federal antecipou a campanha nacional de desarmamento. Iraguassú falou sobre a importância da campanha. “A Câmara Municipal e, principalmente, nós parlamentares deveremos nos engajar nesse movimento”, solicitou.

Tendo em vista que a população rejeitou o desarmamento compulsório, o governo propõe um debate nacional sobre a cultura de violência para reduzir o numero de armas, dessa vez pelo convencimento. A campanha garante o anonimato para quem entregar a arma, o pagamento da indenização no prazo máximo de trinta dias após a entrega da arma e a ampliação das redes de recolhimento.

Juizado Especial

Ao justificar seu voto pela aprovação do requerimento que pede, ao Tribunal de Justiça do Ceará, a criação de um juizado especial dentro do novo Estádio Presidente Vargas (PV), o vereador Iraguassú Teixeira (PDT) destacou que o juizado é para combater a ameaça de vandalismo no equipamento.

“Recebi a grata satisfação de que, na decisão do Campeonato Cearense, domingo passado, 8, não houve atos de vandalismo, mas apelo à torcida para continuar neste comportamento. E o juizado é de grande valia exatamente para a preservação do PV que está em fase de conclusão”, justificou Iraguassú.

Em aparte, o vereador Paulo Gomes (PMDB) defendeu que as penas impostas a torcedores que porventura venham depredar o novo PV sejam revertidas “em algo de bom para sociedade, como pagamento de cestas básicas e serviços para comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: