“Seres pensantes e ativos, um individuo completo. A educação física escolar faz parte desse processo”. A frase, difundida Conselho Regional de de Educação Física da 5° Região (CREF5), marcou a audiência pública realizada na tarde da ultima quarta-feira, 21. A iniciativa do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) teve como objetivo debater a situação dos profissionais de Educação Física e buscar medidas que garantam a valorização da categoria perante o Município de Fortaleza.
Leonelzinho salientou a importância do profissional para a população. “O nosso trabalho é de prevenção, garantirmos uma boa qualidade de vida e saúde”, frisou. Além da valorização do profissional, o parlamentar levantou outras questões, como as condições de trabalho, e a sua proposta por meio do projeto de lei 0303/11, que estabelece a atuação do educador físico no ensino infantil.
A professora Francineide, representando o secretário de educação Elmano Freitas, afirmou que a Educação Infantil não desconhece a importância do profissional de Educação Física, já que, de 302 professores da rede municipal, 86 desenvolvem atividades nessa classe. No entanto, o Presidente do CREF5, Pádua Soares, afirmou que o número é insuficiente diante das escolas do Município, e que mesmo as que oferecem a disciplina não têm estrutura para as aulas.
Um dos questionamentos levantados pelos integrantes da mesa da audiência foi o descumprimento da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que integra a Educação Física à proposta pedagógica da Escola, como componente curricular da Educação Básica. Segundo a diretora do Sindiute, Ana Cristina, a categoria deve exigir do Poder Público a valorização da categoria, com a contratação de profissionais graduados na área.
O Coordenador do curso da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Heraldo Simões, enalteceu o papel do educador físico na vida do indivíduo. O profissional trabalha com o lado psicomotor, com o desenvolvimento cognitivo (memória, atenção,disciplina,etc) e até mesmo o caráter, ensinando-o a ser justo, respeitar as diferenças e a ganhar ou perder.
Estiveram presentes também o Presidente da Comissão de Educação Física Escolar (Confef), Ricardo Catunda, a Coordenadora do curso da Estácio (FIC), Leandro Massunda ,Coordenador do curso da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dionísio Alencar , professor da Rede Municipal de Ensino, o vereador Salmito Filho (PSB) e alunos da UECE, UFC e FIC. O vereador Leonelzinho irá encaminhar o relatório da audiência para o Secretário de Educação, com o objetivo de conseguir respostas quanto aos problemas relatados no debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: