quinta-feira, 26 de abril de 2012

Novos secretários do Ministério da Pesca e Aquicultura tomam posse.


O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, presidiu na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília, a solenidade de posse de três dos quatro secretários da pasta, todos com grande experiência em suas respectivas áreas.  

Flávio Bezerra tama posse na Secretaria de Planejamento
e Ordenamento da Pesca. Foto: Gerson do Valle
Eloy de Sousa Araújo, que antes estava à frente da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca, assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura. Em seu lugar, empossou Flávio Bezerra da Silva, ex-deputado federal e primeiro titular da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará.

Na Secretaria de Ordenamento e Planejamento da Aquicultura tomou posse Maria Fernanda Nince Ferreira, professora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), responsável pelo Laboratório de Biologia de Peixes. Maria Fernanda tem doutoramento em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. À frente da Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura permanece o ex-presidente do IBAMA, Américo Ribeiro Tunes.

Diante de convidados e servidores da pasta, o ministro Crivella ressaltou as enormes potencialidades do Brasil para a atividade pesqueira.  Segundo ele, esta atividade pode ser considerada mesmo, através do cultivo de pescado, “um segundo pré-sal na economia do País, só que uma riqueza infindável, considerando que já existia no tempo de Jesus Cristo e vai continuar a existir daqui a mais dois mil anos”.

Marcelo Crivella destacou que o Ministério da Pesca e Aquicultura tem a relevante missão de ampliar a produção pesqueira nacional, através de políticas públicas, de forma a possibilitar que os brasileiros “tenham acesso a um alimento nobre e saudável por um preço mais acessível”.
O Brasil conta com condições naturais excepcionais para aumentar a produção pesqueira através da aquicultura: a maior superfície de água doce do planeta e uma costa muito extensa, além de espécies nativas promissoras.

Servidores públicos
Aproveitando a presença de grande número de servidores à solenidade, o ministro Crivella destacou a importância do trabalho de todos, como uma missão. “Temos o desafio de tornar este País um grande produtor de pescado”, disse Crivella, que assumiu a pasta há menos de dois meses. O ministro informou que estuda a estruturação das carreiras dos servidores, para garantir mais segurança e tranquilidade aos profissionais.

A posse dos novos secretários foi concorrida. Compareceram, entre outros, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, Cleber Verde; o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha; o presidente da Associação de Criadores de Camarão da Costa Negra Estado do Ceará, Livino Sales; o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincon; o diretor da Happy Peixe – Indústria de Pescado do Estado do Ceará (Programa de Certificação da pesca apoiada por rótulo ecológico), Morten Sondergaard; o presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Sergipe, José Marcos Santos de Menezes; Mônica Junqueira, representante da Federação de Pescadores do Estado de São Paulo; e a superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado do Rio Grande do Sul, Adriane Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: