domingo, 27 de maio de 2012

I Seminário Democracia Deliberativa e Mídias Digitais.


Presidente Acrísio Sena - CMFor
Foto: DIVULGAÇÃO

Participação popular, política, redes sociais e web 2.0 são alguns dos temas que entram em debate na próxima segunda-feira (28), no I Seminário Democracia Deliberativa e Mídias Digitais. A ser realizado pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e pela Faculdade Estácio do Ceará, o evento busca discutir o papel das mídias no relacionamento da população com órgãos e representantes públicos. 
A programação do evento começa às 8h30 com a abertura oficial e a mesa redonda “Desafios da democracia em rede”. Após o intervalo para o almoço, o Seminário retorna às 14h com o painel “O Estado Digital”, que apresentará duas iniciativas locais de governo eletrônico: o Plano de Governança Digital da CMFor e o Programa Fortaleza Digital, da Prefeitura de Fortaleza. Às 16h, a agência Ethymos expõe o case “Ágora Delibera”, uma solução de colaboração e deliberação online que utliza tecnologias livres e já é usada pela Rede Nacional dos Pontos de Cultura e pela Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia.
Conforme explica o presidente da CMFor, verador Acrísio Sena (PT), o Seminário é mais uma iniciativa para debater a participação popular no meio virtual. Ele ressalta que a Câmara já tem uma “vocação para a democracia digital”, lembrando que a CMFor foi uma das primeiras Casas Legislativas a transmitir as sessões pela internet e disponibilizar a Legislação Municipal online, além de discutir um Plano de Governança Digital e incentivar as eleições limpas, valorizando a campanha virtual em detrimento de peças que geram poluição visual e sonora.
“O meio digital amplia a interação dos representantes públicos com o povo. Ganha a população, que pode acompanhar mais o trabalho dos políticos, e ganhamos nós, legisladores, que podemos ter mais acesso às demandas do povo. Por isso, queremos continuar avançando nesse debate com outros órgãos públicos, com os estudantes universitários e a sociedade em geral, salienta Acrísio.
O Seminário será transmitido ao vivo pela TV Fortaleza NET Canal 6 e por este site, onde você poderá enviar suas perguntas e comentários.
Participe e ajude a fortalecer a democracia digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: