O Presidente da Colônia de Pescadores Z-08, Posidônio Soares Filho recebe as licenças de embarcação para a pesca da lagosta
|
De acordo com o presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Ceará e membro do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), Raimundo Félix da Rocha, a Federação deve trabalhar em parceria com o Ministério, principalmente no controle e supervisão dos profissionais que trabalham na captura da lagosta. “Precisamos saber quem exerce de fato a pesca da lagosta, e a Federação está pronta para trabalhar juntamente com o Ministério da Pesca e Aquicultura no intuito de moralizar e organizar o setor pesqueiro”, afirmou Raimundo Félix.
Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-08, de Fortaleza, Posidônio Soares Filho, o Dia do trabalhador deste ano foi especial. “Este é um momento ímpar para o setor pesqueiro. Receber estas licenças um mês antes do início da temporada de pesca da lagosta e das mãos do ministro Crivella é um exemplo para todos nós do trabalho que ele vem dempenhando à frente do MPA”, declarou.
Ministro Crivella discursa para plateia de pescadores
|
O senador Inácio Arruda destacou a importância dos serviços realizados por Crivella em prol dos mais necessitados. “Conhecemos a dedicação do ministro na causa dos menos favorecidos e é notório o seu empenho em desburocratizar os processos e facilitar o trabalho dos pescadores”. Por fim, o senador conclamou, “nós vamos transformar este Ministério num dos maiores deste país”.
Durante o discurso, o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca do MPA, Flávio Bezerra, agradeceu ao Governo do Estado do Ceará pela criação da Secretaria de Pesca e ressaltou, “o ministro Crivella vai transformar o Ministério da Pesca e Aquicultura no Ministério dos pescadores e dos aquicultores.
Lucineide Mendes Gomes presidente da Colônia Z-06, de São Gonçalo do Amarante exibe os certificados de registro de embarcação para pesca da lagosta
|
O ministro Marcelo Crivella destacou a importância do trabalho desempenhado pelos pescadores diariamente e anunciou um novo programa do MPA para atender os trabalhadores do setor pesqueiro. “O nosso Ministério está de braços abertos para receber cada um de vocês. Trabalhamos para antecipar a entregas das licenças de embarcação para a pesca da lagosta com a intenção de que o setor tenha tempo de se organizar antes do início da temporada em 1º de junho. A presidenta Dilma está preocupada com os pescadores e nosso esforço é para desburocratizar os processos e atender às necessidades dos trabalhadores do setor. Para isso, vim prestar uma homenagem aos pescadores no Dia do Trabalhador e dizer que teremos um ônibus em cada estado do Brasil para atender o pescador artesanal com assistência médica e odontológica”, declarou.
Em Fortaleza, foram entregues os certificados aos pescadores dos municípios de Acaraú, Amontada, Aquiraz, Camocim, Cascavel, Fortaleza, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, São Gonçalo do Amarante e Trairi.
Participaram do ato o secretário-adjunto de Estado da Pesca e Aquicultura, Manoel Furtado, representando o governador Cid Gomes; o deputado federal José Airton Cirillo; o deputado estadual Ronaldo Martins; o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André de Holanda; o prefeito de Pacatuba, Zezinho Cavalcante; os vereadores de Fortaleza Gelson Ferraz, e Carlos Dutra; o presidente da Cooperativa dos Armadores de Pesca do Estado do Ceará, José Claudio Matias e o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no estado do Ceará, Melquíades Ribeiro.
Pescadores de Icapuí, Aracati, Fortim e Beberibe são contemplados com as licenças de embarcação
|
Litoral leste do Ceará recebe autorizações de embarcação para a pesca da lagosta
Os pescadores e representantes do setor dos municípios de Icapuí, Beberibe, Aracati e Fortim também receberam do ministro Marcelo Crivella os certificados de registro e autorizações de embarcação para a pesca da lagosta. Durante o ato realizado na Praia da Redonda, em Icapuí, o ministro destacou a preocupação do Ministério com a vida e a saúde dos pescadores. “O nosso esforço é para oferecer uma vida melhor e melhores condições de trabalho para todos vocês. Podem contar com o Ministério da Pesca e Aquicultura”, finalizou.
A Presidente da Colônia de Pescadores Z-17, Rivânia Maria Borges da Silva recebe os certificados de registro de embarcação
|
Estavam presentes o secretário-executivo da Secretaria de Pesca do Estado do Ceará, Glauber Gomes, naque ato representando o governador Cid Gomes; o deputado estadual Dedé Teixeira; o prefeito de Icapuí, Jerônimo de Souza; o presidente do PRB do Ceará, Miguel Dias; o coordenador da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Estado do Ceará, Carlos Alexandre (Xexéu); as presidentes das Colônias de Pescadores Rivânia Maria Borges da Silva (Z-17, de Icapuí); Luzirene Gomes Ribeiro (Z-21, de Fortim); Juscelina Lima Alves (Z-12, de Aracati); e o presidente Francisco Souza, da Colônia de Pescadores Z-11, de Beberibe).
Cooperativa dos Armadores de Pesca e Indústria Netuno
O ministro Crivella visitou também a Cooperativa dos Armadores de Pesca do Estado do Ceará, localizada no Cais Pesqueiro do Mucuripe, em Fortaleza e conheceu a Indústria de Alimentos Netuno.
Ministro Crivella e o Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, Flávio Bezerra visitam a Cooperativa dos Armadores de Pesca do Estado do Ceará
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: