sexta-feira, 12 de abril de 2013

CMFor prestigia seminário com prefeitos do Ceará.



Mesa que abriu os trabalhos do Seminário para Prefeitos Ceará 2013 - Foto: Genilson de Lima
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante (PMDB), esteve, na manhã desta sexta-feira, 12, representando a Casa Legislativa no Seminário Prefeitos Ceará 2013 – cenário de desafios e oportunidades. O encontro, que por todo o dia de hoje e amanhã, no Centro de Eventos do Ceará, tem como objetivo fortalecer os mandatos municipais, discutindo, com especialistas, as gestões, orientando sobre as necessidades de cada região.
“Esse é o momento de todos os prefeitos e assessores se fortalecerem no sentido de se aperfeiçoarem, debaterem como captar os recursos e melhorar os projetos e poderem, com isso, levar recursos para o interior”, enalteceu o presidente Walter.

Senador Eunício Oliveira (PMDB) concedeu coletiva antes do encontro - Foto: Genilson de Lima
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) destacou a importância do evento e as recentes conquistas no Senado Federal. “É uma grande honra participar de um evento que traz desafios e oportunidades. Temos a necessidade de reconstruir o Pacto Federativo que está sendo debatido no Senado. Conseguimos fazer com que o FPE [Fundo de Participação dos Estados] permaneça o mesmo. A questão agora vai ser o endividamento agrícola, pois recebi pesquisa da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil (ANPV) que diz que 87% dos municípios brasileiros não têm condições de bancar as dívidas históricas do município”.
O primeiro palestrante, o vice-governador do Estado, Domingos Filho, explanou sobre a dependência dos municípios ao Governo Federal e destacou os desafios enfrentados pelas administrações municipais. “O que mais desafia a gestão municipal é o planejamento e a dificuldade financeira e aqui, se conseguirmos focar em assuntos, que bem adotados pelos prefeitos, poderemos ajudar, sobremaneira, nas suas gestões”.
Ao longo do evento várias palestras serão realizadas, divididas sob quatro painéis, financiamento e captação de recursos; como cuidar da imagem do gestor público e a sua comunicação; transição, início de mandato, formação de equipes e gestão por resultados; gestão financeira, legislação e aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: