quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

COREC faz apresentação no IPEM sobre ações da SPA no combate a venda irregular do pescado.


Representantes do DECON, Dra. Auri Castelo Branco, Superintendente do IPEM, Dr. Fernando Rosas Freire, representante do IMETRO, e o Secretário da SPA, Dr. Sales
A Coordenadoria de Ordenamento Controle e Registro (COREC), da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), tendo à frente o seu Coordenador Osvaldo Segundo, apresentou na manhã de ontem (02), no Auditório do  Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), situado na avenida Luciano Carneiro, 1320, ações desenvolvidas pela SPA, desde sua criação,  com objetivo de fazer cumprir o Art. 8º da Lei Estadual n° 14.869 de 25 de janeiro de 2011, que criou a SPA, e que lhe da competência para: promover o controle, realizar a fiscalização e inspeção sanitária da produção, da captura, da industrialização, da comercialização, da armazenagem e dos transportes dos recursos pesqueiros e aquícolas, e no que couber conjuntamente com a união estados e municípios.


A apresentação dos trabalhos realizados pela COREC/SPA, contou com as presenças de representantes do DECON, Dra. Auri Castelo Branco, Superintendente do IPEM, Dr. Fernando Rosas Freire, representantes do IMETRO, e o Secretário da SPA, Dr. Sales.
Na apresentação feita pelo o Coordenador da COREC, Osvaldo Segundo, ele destacou as seguintes principais irregularidades:

- produtos com (SIE e SIF) falsos, cujos rótulos estampados nas embalagens não se encontram registrados junto aos órgãos competentes;
- produtos com duplicidade de registro nos serviços de inspeção (SIE e SIF);
- produtos com número de CNPJ falso;
- Produtos congelados com quantidade de água acima do permitido para o congelamento do pescado;
- Pescado sendo vendido como se fosse de outra espécie;
No final da apresentação foi mostrado um vídeo, onde poderemos entender melhor como acontece as vendas irregulares do pescado, confira no link abaixo:


A intenção é alertar as autoridades competentes no assunto, e a população, quanto a importância da fiscalização e o combate contra a comercialização do pescado não apropriado para o consumo.
O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a criar o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com o objetivo de controlar e fiscalizar o pescado e seus derivados, garantindo ao consumidor qualidade na inspeção sanitária; ele surgiu através da Resolução/SPA n° 01 de 10 de janeiro de 2012, estando vinculado à COREC/SPA.
Maiores informações:

Coordenadoria de Ordenamento, Registro e Controle - COREC
Coordenação: Osvaldo Segundo da Costa Filho
osvaldo.segundo@spa.ce.gov.br
(85) 3241.4636 / 0560

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: