quinta-feira, 4 de março de 2010

CMF DEBATE CONSTRUÇÃO DE ESTALEIRO NO TITANZINHO

A implantação do Estaleiro Promar Ceará, no Titanzinho, acalorou o debate na audiência pública no dia 2, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. Durante a discussão, Antônio Balhman, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE), e o secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Luciano Feijão, apresentaram propostas de intervenções na área.

O presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), voltou a reafirmar que os projetos da PMF e do Governo são conciliáveis. O parlamentar ressaltou que o local do Estaleiro não é uma Zona de Interesse Social (Zeis), enfatizando ainda que as Zeis não estão regulamentadas no município.

“A praia é parte da população do Serviluz”, enfatizou o vice-presidente da Associação de Moradores do Titanzinho, André Ribeiro. De acordo com ele, os empresários rejeitam os moradores do local, evidenciando os números de empreendimentos na área. “Não é mais uma empresa que irá solucionar a falta de empregos”, completou João Carlos (Fera), presidente da Escola de Surf.

O vereador João Alfredo (PSOL), um dos propositores do debate, disse que a construção do estaleiro irá acabar com a comunidade, sendo aterrados mais de 30 hectares de praia. “O povo da comunidade do Serviluz está sendo enganado, eles não empregarão os moradores da área, pois precisam de mão-de-obra qualificada”, colocou.

Para o líder comunitário, Tadeu Pontes, a comunidade é favorável à construção do Estaleiro, ressaltando o montante de assinaturas colhidas no bairro. A vereadora Magaly Marques (PMDB) e o deputado estadual Carlomano Marques (PMDB), marcaram suas presenças favoráveis ao empreendimento.
O vereador petista, Guilherme Sampaio, por sua falou sobre o Plano Diretor da capital, e que ele é o principal documento de planejamento do futuro de uma cidade. “Tivemos uma discussão participativa, e naquela área do Titanzinho não constava a construção de um estaleiro, constava a convivência, a pesca artesanal e a prática de esportes, como o surfe”.

O debate contou ainda com a participação do superintendente do Ibama-Ce, João Juvêncio, do superintendente substituto do Patrimônio da União, Bruno Barbosa, do procurador da república, Alessander Sales, e do secretário de Meio Ambiente do município, Deodato Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: