Histórico do Maracatu Rei de Paus
Texto: Francisco José Barbosa da Silva.
Fundado em 20 de janeiro de 1960, pelos irmãos Antônio Barbosa, José Bernardino Barbosa e Geraldo Barbosa, o Maracatu Rei de Paus, é o Maracatu mais antigo de Fortaleza em atividades contínuas. Tem 30 títulos entre campeão geral de carnaval e campeão na categoria de maracatu, 15 títulos como 2º lugar e 4 títulos de 3º lugar durante as participações nos carnavais de rua desde a sua fundação, é atualmente o maracatu penta-campeão de nossa capital.
O Maracatu Rei de Paus, além de participar dos desfiles de carnaval, apresenta-se em Eventos, Convenções, Teatros, Colégios e Universidades. Dentre suas participações em apresentações fora do carnaval, podemos mencionar: no ano de 1980 participou da comemoração do aniversário de 20 anos de Brasília/DF; em maio de 2005 participou, representando o Estado do Ceará na “Festa da Lavadeira”, na cidade de Cabo de Santo Agustinho no Estado de Pernambuco; e por último, após 26 anos de sua ida a Brasília/DF, foi convidado novamente a representar o Estado do Ceará na “Festa dos Estados e Nações” , evento realizado no período de 22/05/2006 a 30/05/2006 em Brasília/DF, novamente em 1º de maio de 2009 representa o Ceará na 23ª edição na “Festa da Lavadeira” no município de Cabo de Santo Agostinho/PE.
Ainda preserva as tradições do cortejo, tradicionalmente enfatizadas com às forças fenomênicas do culto no momento em que coroa sua rainha. É presidido pelo Francisco José Barbosa da Silva, filho do Sr. Geraldo Barbosa da Silva, falecido, personagem de grande relevância histórica no contexto do CARNAVAL e do maracatu cearense. È o atual hexa-campeão do carnaval cearense, título conquistado em 2010 ano em que completou 50 anos de atividades carnavalescas e culturais.
Neste ano em que completa 50 anos de atividades culturais e carnavalesca serão homenageados na 1ª edição do prêmio Geraldo Barbosa da Silva, aqueles que contribuíram e ainda contribuem para o sucesso de tão belo e tradicional Maracatu. A solenidade acontecerá no palco do Teatro José de Alencar, com um espetáculo de cunho afro-brasileiro, uma grande amostra de versatilidade musical e cultural.
Parabéns ao Maracatu Reis de Paus
ResponderExcluirpelos 50 anos de resistência.
Jairo
PARABÉNS! A TODOS QUE FAZEM O MARACATU AZ DE OURO.
ResponderExcluir