quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Programa reúne capoeiristas em Brasília e lança o Prêmio Viva Meu Mestre

Capoeiristas e representantes de instituições ligados à Capoeira do Norte e do Centro Oeste se reúnem em Brasília para encaminharem suas propostas para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. A reunião começou ontem (3), às 15h, com a presença do Secretário da SID, Américo Córdula, e segue até o próximo dia 5.

O Encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho Pró-Capoeira coordenado pelo Iphan e formado por representantes da Fundação Cultural Palmares e das Secretarias Executiva, da Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. As contribuições do Norte e Nordeste e do Sul e Sudeste foram organizadas em encontros em Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.

O evento contará com discussões em mesas técnicas sobre políticas públicas e programas e ações que envolvem a capoeira, além de contar com grupos de trabalho que abordarão o tema enquanto educação, esporte e lazer, bem como as identidades e diversidade dessa manifestação cultural e a sua profissionalização, organização social e internacionalização. As políticas de desenvolvimento sustentável e de fomento também serão alvo de discussão.


Confira a Programação.

Serviço:

O Quê: Encontro Pró-Capoeira com representantes do Norte e Centro Oeste

Quando: 03/11 a 05/11

Onde: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – Via W5, SGAS, 902, Bloco C, Brasília, DF


Prêmio Viva Meu Mestre

O Prêmio Viva Meu Mestre visa fortalecer a tradição cultural da Capoeira por meio da premiação de Mestres e Mestras de Capoeira, com idade igual ou superior a 55 anos, cuja trajetória de vida tenha contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade da Capoeira no Brasil. O edital é uma das ações do Programa de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira: Pró–Capoeira e foi lançado pelo Iphan em parceria com a Fundação Cultural Palmares e com as Secretarias Executiva, da Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.
Seu objetivo é reconhecer, valorizar e divulgar os mestres que tenham larga experiência acumulada na prática e transmissão dos saberes sobre a capoeira, desempenham ou desempenharam papel fundamental em suas comunidades e se dedicaram a manter vivo esse patrimônio nacional. O Prêmio é uma política de reconhecimento e valorização dos “patrimônios vivos” e proporcionará uma ampla visibilidade na sociedade brasileira de uma expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

Poderão concorrer Mestres e Mestras de Capoeira de qualquer vertente ou estilo com reconhecida experiência e conhecimento nos saberes e fazeres da Capoeira. Serão 100 prêmios no valor de R$ 15 mil para cada premiado.

As inscrições deverão ser apresentadas por correios ou pelo portal Salic Web http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb até o dia 17/11/2010, de acordo com as condições e exigências estabelecidas no Edital e seus anexos.

Conheça o Edital.

Rachel Mortari (SID/MinC, com informações da Assessoria de Imprensa do Iphan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: