sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA MARACATU REI DE PAUS

A história de Laudemir Nogueira se confunde com a do Maracatu Rei de Paus. Ele conta que participa da agremiação desde os três anos. Hoje, aos 47, desfila como rainha. E foi no papel desta figura imponente do maracatu cearense que ele se fez presente hoje, 03, no plenário da Câmara Municipal para a homenagem pelos 50 anos do Rei de Paus.

Adornada com contas, pedras e lantejoulas, a roupa da rainha refletia as luzes do plenário. Dando voltas e acenando, sempre com o sorriso aberto no rosto pintado de negro, Laudemir, acompanhado das negras, dos índios e da bateria, encantou os presentes à solenidade.

A tribuna ganhou nova função que não só a do “parlar”. O microfone reverberou os versos da loa do maracatu, entoados pelo presidente da agremiação, Francisco José Barbosa da Silva. “Vemos como o movimento do maracatu está crescendo, existem mais agremiações hoje. Estes grupos fazem parte desses 50 anos porque estão na avenida conosco”, compartilhou o presidente.

A beleza do maracatu, que vai à avenida Domingos Olímpio todos os anos, esconde uma realidade de dificuldades. “O que existe hoje é uma parcela de abnegados que mantém a tradição dos desfiles com retalhos ofertados pelos gestores com adornos extra-oficiais. Assim não é fácil sobreviver à inanição pela falta de recursos. Estes, quando chegam, não cobrem sequer outras despesas”, revelou Iraguassú Teixeira, propositor da sessão solene, acrescentando que a Prefeitura deveria observar melhor o carnaval de Fortaleza e levar em conta o potencial de atração turística.

“O significado disso é uma mão dupla. Os parcos recursos oferecidos pelo Poder Público voltam em forma e tributos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) de hotéis, restaurantes, transporte e outros componentes do complexo turístico”.

O maracatu Rei de Paus, segundo o vereador, é o mais antigo de Fortaleza em atividades contínuas e coleciona 30 títulos na categoria de campeão geral do carnaval e campeão do maracatu. Seus fundadores, José Bernardino Barbosa, Geraldo Barbosa da Silva e Antônio Barbosa da Silva foram homenageados com placas comemorativas oferecidas pela Câmara.

Os dois primeiros, falecidos, foram representados, respectivamente, pelos seus filhos Paulo Eduardo Barbosa e Francisco José – hoje presidente da agremiação. As placas foram entregues pela vereadora Toinha Rocha (PSOL) e pelo rei momo do Carnaval 2010, André Luis.

Um comentário:

  1. Excelente blog, parabens. Indicarei nas minhas páginas, aguarde.
    Abração
    www.luizalbertomachado.com.br

    ResponderExcluir

Comente este artigo: