quarta-feira, 6 de abril de 2011

Número de mortes por dengue se aproxima do total registrado em 2010, alerta Iraguassú Teixeira.


Vereador expõe dados alarmantes sobre a epidemia de
dengue em Fortaleza - Foto: Genilson de Lima


Até o dia 1º de abril, 20 casos de mortes por dengue já havia sido registrados no Ceará. O número é apenas um a menos em relação à estatística de todo o ano de 2010, que registrou 21 mortes. O alerta foi dado pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), em pronunciamento realizado hoje, 06, na tribuna da Câmara.

De acordo com ele, 27 municípios, dentre eles Fortaleza, já alcançam o status de epidemia da doença. Aliada a esse dado está a constatação da circulação do sorotipo 4 no Estado. Duas pessoas foram diagnosticadas com esse sorotipo: uma em Morada Nova e outra em Fortaleza.

Dia da Saúde

Os dados apresentados pelo vereador integraram pronunciamento que fez alusão à passagem do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Este ano, o tema da campanha é a resistência antimicrobiana, que compromete a eficácia de muitos medicamentos. No Brasil, lembrou Iraguassú, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou que a venda de antibióticos somente dar-se-á com a apresentação de receita em duas vias. A intenção é evitar a automedicação.

O vereador aproveitou ainda para criticar a Medida Provisória 520, em apreciação no Congresso Nacional, que autoriza o Poder Executivo a criar empresa para administrar unidades hospitalares vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, isso significa, por exemplo, a privatização da gestão de 45 hospitais universitários federais. “A medida acaba com a autonomia nas universidades públicas, desrespeitando todo o arcabouço jurídico que dá sustentação ao SUS.”

Iraguassú também lembrou a passagem do Dia Mundial do Câncer, 8 de abril, citando que as estimativas de novos casos no Ceará, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de 18.150. Atualmente, segundo ele, o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil. Segundo o vereador, apesar da larga incidência, a doença ainda é pouco conhecida, o que leva a população, conforme ele, a maiores exposições aos fatores de risco e a diagnósticos tardios.

Trabalho

Pronunciando-se pela liderança do PDT, Iraguassú destacou a visita do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao Ceará, que inicia amanhã, 07, e a sua atenção para com o Estado ao autorizar a realização de cursos profissionalizantes destinados aos jovens. O vereador anunciou ainda que o PDT terá candidato à Prefeitura em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: