quinta-feira, 12 de julho de 2012

Câmara Municipal de Fortaleza e Serv Fed Serpro firmam parceria para criação de um telecentro móvel.


A Câmara Municipal de Fortaleza e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram nesta quarta-feira, 11, na presidência da Casa, o acordo de parceria que visa a criação de um telecentro itinerante com objetivo de inclusão digital da população.

O Serpro, dentro de sua política de inclusão digital, firmou parceria com o Governo do Estado do Ceará e Câmara Municipal para a implementação de 28 telecentros em nosso Estado. Com o Legislativo Municipal, o Serpro firmou parceria para a criação de um telecentro itinerante que atenderá diversos bairros de Fortaleza. Os telecentros serão equipados com dez microcomputadores e um (1) servidor de rede, que serão doados pelo Serpro, que também efetuará a instalação e configuração dos equipamentos.

De acordo com o projeto, os telecentros irão contribuir com diversos programas sociais, visibilizando a conexão com a internet e formação por cursos de educação a distancia, inclusive cursos offline para presidiários.

Para o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, a parceria firmada entre Serpro e Câmara Municipal é inovador no País. “A parceria irá contribuir muito com inclusão digital dos que não têm acesso fácil a internet. Espero que o projeto vá além do acesso da internet,” afirmou. Segundo o presidente do Serpro, os equipamentos, que serão doados ao projeto, são computadores de alta performance, que saíram de uso das repartições do órgão e que agora passam a ser usados no fomento da inclusão digital.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena, no ato da assinatura da parceria, , enalteceu a iniciativa do Serpro pela criação de seu programa nacional de inclusão digital. “A ideia dará no futuro grandes frutos. Hoje, na Câmara, podemos já colher os frutos das ações que já vinham sendo realizadas dentro da política de governança digital da Casa, como TV digital e o site,” destacou Acrísio.

O presidente do Legislativo Municipal destacou ainda que está firmando parcerias para a aquisição do ônibus que receberão os equipamentos doados pelo Serpro. “O projeto Telecentro móvel, quando concretizado, atenderá mais de 110 bairros de Fortaleza, dando prioridade às comunidades carentes e estudantes de escolas públicas. Com o telecentro móvel, as comunidades não só terão acesso gratuito a internet, como poderão ter minicursos para auxiliar no seu desenvolvimento,” frisou Acrísio.
 - com Denise Falcão e Acrísio Sena em Câmara Municipal de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: