quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Associação Nacional dos Radialistas na defesa do Profissional.

“Conscientizamos os profissionais de rádio que se quiser algo, tem que lutar”

03/08/2013 09:52:16 - Hyana Reis

Hélio Correia na defesa dos Radialistas
Hélio Correia soma quase 30 anos de experiência como radialista e praticamente o mesmo tempo de uma trajetória de lutas pela melhoria de trabalho e condições para a categoria. E foi lutando por isso que, hoje, o filho de Imperatriz mora em Brasília e se tornou o presidente da Associação Nacional de Radialistas (Anrad).

A trajetória nas ondas sonoras iniciou junto com a história do rádio em Imperatriz. Ele trabalhou na Rádio Imperatriz, a primeira da cidade. “Ingressei no rádio em 1988. Eu comecei fazer rádio na época da Rádio Imperatriz”, conta.

Desde essa época, ele já começou a se envolver nas lutas pela melhoria do trabalho: “Fui um dos fundadores do Sindicato de Radialistas de Imperatriz com outros colegas da rádio. O primeiro movimento de greve, eu estava à frente, onde nós conscientizamos os profissionais de rádio que se quiser algo, tem que lutar”.

Mas os caminhos o levaram a outros lugares. Ele foi trabalhar em uma rádio na capital São Luís; de lá, partiu rumo a Belém, no Pará. Depois disso, ingressou carreira em Goiânia, no Goiás. E foi então que se mudou para Brasília, onde enfrentou verdadeiros desafios e vitórias. “Lá em Brasília, fui mais valorizado, mas tive que me reciclar para poder trabalhar”, ressalta.

Como em Imperatriz, a capital do Brasil não foi diferente em termos de luta para Hélio Correia. “Em 1992, fui convidado para fazer parte do Sindicato dos Radialistas em Brasília”, conta. Foi quando percebeu que faltava algo mais para lutar pela categoria. Então participou da fundação da associação, inaugurada no dia 11 de janeiro de 2011.

“É uma entidade que existe para atender às necessidades dos radialistas e preencher uma lacuna onde os profissionais da área não tinham apoio associativo. Então pensamos em um formato onde o profissional de rádio fosse atendido”, revela Hélio Correia.
Nesses dois anos de existência, o presidente avalia como positiva as ações e conquistas da associação: “Em menos de dois anos conseguimos aprovar um projeto que cria a Carteira Nacional do Radialista. Estamos finalizando uma PEC para aposentadoria para o profissional de rádio”, destaca.

Hélio Correia tem muitos outros projetos pela frente que pretende finalizar: “A associação está lutando também por outros projetos que atendam o profissional de rádio. Buscamos também planos de saúde para os radialistas. Estamos elaborando um condomínio e um clube de lazer para atender os radialistas”, conta. Ele finaliza dizendo que nada lhe dá mais prazer do que o rádio: “Sou um apaixonado pelo rádio e o que eu tenho hoje é pelo rádio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: