sábado, 23 de novembro de 2013

II Terreirada de Capoeira do Ceará encerra suas atividades na Cidade de Eusébio.

II Terreirada de Capoeira do Ceará - "Sou Craque na Capoeira e nas Drogas dou Rasteira"
Foto: Arquivo Pessoal da Terreiro Capoeira do Ceará.

As atividades da II TERREIRADA DE CAPOEIRA DO CEARÁ, que teve inicio no dia 20, se encerrou hoje (23) no município de Eusébio, durante (03) dias, a Associação Terreiro de Capoeira do Ceará, tendo a frente Mestre Gerson do Valle, na organização Contra Mestre Piqueno, os Professores Gata Braba, Recruta, e o formado Daniel, e na direção geral Mestre Squisyto, realizaram diversas atividades, como: Semana Municipal da Capoeira, Lei Municipal de Fortaleza 9041/05, Semana Nacional da Consciência Negra e a continuidade no programa “Sou Craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira”, lançado em dezembro de 2010.

Mestres, Mestrando, C.Mestres. Professores e alunos com secretárias do município de Eusébio
Fotos: Arquivo da Terreiro Capoeira do Ceará

Somando com a programação da II Terreirada de Capoeira do Ceará, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), apresentou para os munícipes o projeto “Luta e Cidadania” que objetiva levar as artes marciais para as escolas do município.  
Recebendo os Mestres no Aeroporto Internacional Pinto Martins

A ideia do projeto surgiu por iniciativa de membros da Guarda Municipal de Eusébio, que integravam o projeto Ronda Escolar. Sendo alguns deles, praticantes de artes marciais, que verificaram nas escolas, infraestrutura para abrigar as turmas, mas faltavam instrutores.

Equipe de apoio: Hora do Lanche

Há cinco meses eles vinham amadurecendo a ideia, e resolveram montar o projeto; apresentaram ao secretário de Segurança Pública, Lauro Leite, que de pronto, deu apoiou a iniciativa.
Roda da Consciência Negra - Calçadão da Praia de Iracema

O aludido projeto também foi levado ao prefeito Júnior e aos seus secretários de Educação (Ivonilde Santos), Desenvolvimento Social (Marta Gonçalves), Esportes (Goretti Frota) e Cultura (Léo Abreu) que também apoiaram a ideia.

Apresentação Cultural

O projeto tem como meta trabalhar a disciplina, a prevenção à criminalidade e às drogas, a socialização, além de contribuir com a melhoria do desempenho escolar, e esta formado com os instrutores: guardas municipais: Erick Queiroz, que atua como supervisor e instrutor de Jiu Jitsu; Marciano (Karatê); Roseno (nome de batismo na Capoeira, Professor Recruta – Terreiro Capoeira) (Capoeira); Renan e Rodrigues (Kung Fu).


Associação Terreiro de Capoeira do Ceará - "Juntos vamos dar uma rasteira nas drogas".
Hotel Iparana Paradise - Caucaia

O evento de lançamento do projeto teve início às 13h com apresentações culturais, apresentações dos alunos de Karatê, Jiu Jitsu e Kung Fu e conclui sua programação com a II Terreirada de Capoeira, que contou com a presença de Mestres, Mestrando, Contra Mestres, Professore e Alunos de diversos estados brasileiros, tais como: DF, RN, CE, BH, AM, BA e Países, como: Estados Unidos e Angola. Durante o evento, os alunos da capoeira do projeto ‘Luta e Cidadania’, foram batizados e receberam a primeira graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: