A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, prorrogou o prazo de inscrição para a quinta edição do programa CREDJOVEM. As inscrições ocorrerão até o dia 16 de dezembro, na célula de Fomento ao Trabalho de Jovens, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (avenida Aguanambi, 1770, bairro de Fátima).
O programa CREDJOVEM se destina prioritariamente a jovens de 18 a 29 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é incentivar a geração de trabalho e renda entre os pequenos empreendedores populares, a partir de um contrato de empréstimo firmado com a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para desenvolver propostas de empreendimentos de até R$ 15 mil. O valor da devolução é de 60% do montante do financiamento, a ser pago após seis meses de carência. Finalizada a carência, a devolução acontecerá em 15 parcelas mensais, sem juros.
Para adquirir o financiamento do CREDJOVEM, o candidato precisa elaborar um Plano de Negócio. Para isso, basta se dirigir à Célula de Fomento ao Trabalho de Jovens – CFTJ da SDE. No local, o candidato recebe todas as orientações e capacitação para auxiliar na produção do seu plano de negócio. Também é necessário apresentar, no ato da inscrição, o documento da Identidade - RG, Cadastro de Pessoa Física – CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. A central de atendimento está disponível para outras informações (0800. 081 4141/ 3452.6182 ).
A quinta edição do Programa ganhou uma novidade: o CREDJOVEM UNIVERSITÁRIO, que também oferecerá investimento para os empreendimentos administrados por alunos do ensino superior. A previsão é beneficiar mais 200 projetos, com investimentos que chegam a R$ 1,5 milhão. Até o momento, mais de 120 grupos apresentaram seu plano de negócio e concorrem ao programa. A expectativa é que o número de inscrições chegue a 300 propostas de negócio.
::Saiba Mais
Criado em 2005, o programa CREDJOVEM beneficiou 659 jovens, responsáveis pela criação de 245 empreendimentos, distribuídos pelas seis Secretarias Executivas Regionais. Os programas CREDJOVEM e CREDJOVEM UNIVERSITÁRIO beneficiam grupos de jovens, com uma ideia de negócio ou com o desejo de ampliar o seu empreendimentos, sendo constituídos por cinco etapas: preparação dos projetos, avaliação dos planos de negócio, avaliação da aptidão técnica e social, capacitação para o trabalho e liberação do financiamento. Até o momento, mais de 70 empreendimentos já se inscreveram para concorrer a um dos Programas. Cada proposta deve ter pelo menos dois integrantes, residentes em Fortaleza, e que tenham cursado pelo menos 50% de sua vida escolar na rede pública de ensino.
Mais informações com a assessora de comunicação da SDE, Isabella Cavalcanti, através dos telefones 3452-4562. / 8890-9979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: